Como Conseguir Desconto na Parcela do Empréstimo?

Nem sempre fazer um empréstimo é uma decisão fácil, pois ninguém gosta de precisar de dinheiro de banco ou uma instituição financeira e ser responsável pelo pagamento mensal de uma dívida, que quase sempre atrapalha no orçamento e no planejamento financeiro.

Sempre que pegamos um empréstimo as parcelas são calculadas incluindo em sua totalidade a parte do pagamento da dívida e a parte dos juros. Mas quando escolhemos quitar o empréstimo, temos o direito de ter um desconto sobre os juros ao prazo que não terá mais na operação. E é uma grande vantagem efetuar o pagamento com antecedência.
A quitação da dívida pode ser por parcelas ou o valor total do empréstimo, isso vai depender da sua disponibilidade financeira. Essa operação financeira é muito comum e não deve ser proibida pelos bancos e nem cobradas.

Como conseguir o desconto?

Caso decida pagar a parcela empréstimo com antecedência, há alguns passos práticos para que isso aconteça.
Primeiramente é necessário que você vá até a instituição ou na agência do banco que realizou o empréstimo para comunicar sobre a decisão de quitar parcelas.
Algumas instituições fazem isso sem que precise ir pessoalmente. Basta você comunicar por telefone ou por um e-mail. É preciso avaliar o procedimento de acordo com a instituição.

Depois de comunicar a instituição financeira que concedeu o crédito deverá fazer uma emissão de um novo boleto bancário. O boleto deverá apresentar o valor da parcela, mas também deve ter os juros reduzidos. Isso promove um ganho real para quem deseja eliminar a dívida antes da hora e contribui para que as finanças sejam permanecidas em dia.

O desconto dos juros é uma garantia que é comprovada pelo Código do Consumidor. Ele garante o direito de desconto sobre os juros incluídos nas parcelas que serão quitadas.
Todas as tarifas para liquidar a dívida cobrada pela instituição financeira ou pelo banco devem estar no contrato de empréstimo que foi assinada no dia do contrato, além de todos os valores de descontos das parcelas antecipadas.

Em quais situações vale a pena quitar a dívida

A quitação do empréstimo é recomendado para as pessoas que conseguiram juntar um valor necessário ou tem um dinheiro extra, mas sem precisar prejudicar os outros pagamentos ou o orçamento familiar. Também é recomendável para quem deseja liberar o limite de crédito e margem consignável.

Vale a pena antecipar as parcelas do empréstimo?

Antecipar as parcelas do empréstimo é recomendável para os consumidores quem tem um valor guardado e que possa ser gasto na quitação das parcelas do empréstimo. A vantagem do desconto é bem satisfatório nesses casos para diminuir o valor da dívida final.

Crédito para você

Além de reduzir os juros, há outra vantagem para quem deseja adiantar as parcelas do empréstimo. É possível ter mais chances de conseguir um novo crédito, com muito mais facilidade. Pois pagar o que deve antes é sinal de credibilidade

Planeje

Antes de sair procurando fazer um empréstimo é preciso realizar o seu planejamento financeiro. Ter noção da sua vida financeira é essencial para evitar fazer empréstimos desnecessários, e com isso gerando mais gastos de dinheiro.
Mesmo que seja vantajoso pagar um empréstimo antecipado, evitá-lo é melhor ainda.