Como Economizar com Transporte Público

Essa é uma das despesas que consome grande parte do orçamento dos brasileiros. E economia é a palavra essencial nos tempos atuais.
Os gastos com deslocamento é um grande vilão para os nossos bolsos.
Antes de avaliar e saber como economizar no transporte público, precisamos saber um pouco como o transporte nos ajuda.

No Brasil existem vários transporte públicos para ajudarmos a nos locomover pela cidade ou até mesmo nos municípios. O transporte público no nosso país ainda se limita aos ônibus, metrôs e trens urbanos. Em alguns centros urbanos ainda utilizam o VLT, um veículo que lembra muito os antigos bondinhos. Uma grande vantagem principal de usar o transporte público é que ele está disponível para todos. A desvantagem é que em alguns períodos do dia o transporte público pode ser muito lotado.

Outra vantagem do transporte público é que ajuda muito aos adolescentes, jovens e adultos que não podem dirigir ou não têm veículos próprios para chegar ao trabalho ou a aula no dia a dia.

Agora vamos dar dicas do que fazer para economizar com transporte:

Calcule tudo que você gasta para se locomover:

Sempre que pensar sobre economizar com transporte, tenha em mente que você vai precisar primeiramente saber o quanto costuma gastar com o seu deslocamento de todos os dias. Somente assim poderá saber o que pode cortar, diminuir e acompanhar se de fato você está gerando uma boa economia com suas ações. Coloque tudo na ponta do lápis todos os seus gastos. Não coloque somente os essenciais, mas também os que não são.

Planeje sua rotina

É muito importante planejar a rotina de deslocamento de casa para o trabalho. Mas ainda assim, alguns roteiros costumam fugir deste hábito.
Para rotas fixas é importante planejar antecipadamente estas tarefas. Organize suas idas e vindas e controle seus gastos com antecipação. Separe um dia para resolver todos os seus compromissos, indo em todos os locais que estão na mesma região.

Combine diferentes meios de transporte

Quando decidir se deslocar de um local para outro mantenha sua mente bem aberta sobre diferentes modalidades de transportes.
Com certeza com algumas horas de pesquisa e planejamento facilitará muito o seu transporte e manter mais dinheiro no seu bolso.

Deixe o carro em casa

Parece ser comum, mas de fato, quem deixa o carro em casa e vai trabalhar de transporte público consegue diminuir as despesas com transporte consideravelmente. Além do próprio combustível, os gastos com manutenção dos veículos, multas, estacionamento também diminuem. O que você precisa fazer é se organizar e sair de casa um pouco mais cedo de casa, vendo as linhas de acesso mais rápido que no final economizem tempo. No final do mês você perceberá que terá valido a pena deixar o carro em casa para os finais de semana.

Encontre caronas ou apps de carona compartilhada

A tecnologia é atualmente uma grande aliada para quem quer aprender economizar com transporte. Nesse caso, os aplicativos de caronas e compartilhamento de carros podem ser uma alternativa bem interessante.
Essa é uma dica para sair, ir trabalhar, levar os filhos para a escola e outros. Procure saber entre seus colegas e amigos se conhecem alguém que mora perto de você vê combine caronas, dividindo os gastos com estacionamentos e gasolina.
Afinal saber como economizar com transporte pode fazer uma grande diferença para o seu bolso. E como, no geral, este gasto acontece aos poucos é muito fácil você perder totalmente o controle.

Não perca mais tempo e dinheiro, comece agora mesmo colocar em prática todas essas dicas.