Como Terminar o Ensino Médio Mais Rápido?

Por muitas razões muitos brasileiros não concluem o ensino médio na adolescência. Os motivos são vários como problemas pessoais, financeiros, familiares e falta de adaptação ao modelo tradicional.

Há muitos motivos para que você conclua o ensino médio:

Satisfação pessoal- para quem não concluiu essa etapa, voltar estudar é uma grande satisfação pessoal. Para muitos a falta de diploma pode acabar sendo uma frustração. Além disso, a exclusão no mercado de trabalho pela falta de qualificação também pode criar um desconforto.
Por isso concluir o ensino médio trará um ânimo novo e será essencial para sua motivação e a autoestima. As chances de trabalho serão grandes e motivadoras com o seu ensino médio concluído.

Entrar na faculdade- nunca é tarde para entrar na faculdade e investir na profissão dos seus sonhos. Mas, para se matricular na faculdade é obrigatório ter concluído o ensino médio.Mesmo que você não pretendia entrar em uma graduação, voltar a ter contato com os estudos pode acabar despertando essa vontade. Concluir o ensino médio é essencial para investir em uma carreira de sucesso.

Ter melhores salários- a diferença de salários por grau de escolaridade aumenta a cada ano. E a conclusão dos seus estudos pode garantir um melhor emprego e um melhor salário. Também ´para fazer um concurso público é preciso ter o ensino médio concluído. Há concursos no Brasil inteiro para nível médio e a remuneração também é mais alta do que as vagas para as vagas de grau de escolaridade menor.

Ter uma melhor compreensão do mundo- o ensino médio é um grande resumo de conteúdos que se relacionam direto com o nosso dia a dia. E adquirir esses conhecimentos permite que compreendamos muitas coisas. Portanto, além do diploma terminar os estudos deve melhorar sua compreensão do mundo. Você estará mais competente tanto pessoal quanto profissional.

Opções de terminar o ensino médio

Há opções para concluir o ensino médio:
EJA- Educação de Jovens e Adultos
Ele substitui o antigo supletivo. Nessa categoria o estudante pode levar até 4 anos para terminar o ensino médio. Isso ocorre principalmente para quem não possuir o certificado do ensino fundamental.
CEEBJA- Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos
O CEEBJA aproveita as séries que o aluno já frequentou e faz um complemento das disciplinas faltantes. O grande problema nessa modalidade é que exigem frequência nas aulas e pode levar mais de um ano para que o aluno receba o seu diploma.

Enceeja

Para você que decidiu concluir o ensino médio mas não gosta ou não pode frequentar as aulas e ainda percebeu que não tem tanto tempo para estudar, isso não é o problema. Uma das opções mais escolhidas por muitas pessoas é a prova do Enceeja realizada pelo Inep( Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Esse é um exame realizado pelo governo para disponibilizar o certificado de ensino médio de uma maneira mais rápida e segura.
A prova é realizada uma vez no ano e é gratuita. O exame pode ser realizado em diversas cidades do país e fora dele também.
O objetivo é avaliar as áreas do conhecimento essenciais para formação dos alunos:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias.

A grande vantagem da prova do Enceeja é que você precisa tirar uma nota mínima para receber o certificado. E com ajuda da internet você pode se preparar de uma maneira bem mais fácil.

Supletivo à distância

Uma outra opção para concluir o ensino médio é fazer um supletivo à distância. Para aquelas pessoas que por alguma razão precisaram parar seus estudos. O supletivo EAD ou Presencial, é indicado somente para aquelas pessoas que não concluiu a educação básica no período e idade adequadas, ou seja, não serve para quem ainda está na idade escolar e quer apressar seus estudos. O MEC possui regras claras em relação a isso. Caso uma escola não exija a idade mínima correta, desconsidere na hora. Para entrar no supletivo do ensino médio é preciso ter no mínimo 18 anos.

Uma das vantagens de do supletivo EAD é a possibilidade de concluir as séries bem mais rápido. Com muita dedicação é possível terminar o ensino fundamental e médio na metade do tempo, comparando com a duração das séries em uma escola regular.
O ensino fundamental- duração de 6 meses por série, 24 meses para completar as 4 séries.
O ensino médio- mínimo de 6 meses por série, 18 meses para completar as 3 séries.

O supletivo pode ser:

Por correspondência: o aluno matricula-se e recebe o material de estudo em casa.

Pela internet: o aluno matricula-se e recebe uma senha para ter acessos as aulas e as atividades.
As provas finais precisam ser presenciais nos dois casos. Isso significa que o aluno precisa estar pessoalmente em uma sede ou na escola para fazer as provas e receber o certificado de conclusão.