Crédito na Praça: Como está o seu?

Ter o nome sujo na praça, ou seja, com o CPF com restrições cadastrais é totalmente ruim. Além das constantes ligações desagradáveis de cobrança pelas dívidas atrasadas, há muitas coisas que você não consegue fazer sem crédito na praça.

Há muitos motivos para que você mantenha seu nome limpo:

  • Facilidade de financiar uma compra
  • O acesso ao crédito é facilmente dado pela maioria dos bancos
  • Pode dar entrada em um consórcio para adquirir um imóvel ou um carro
  • Acesso ao cadastro positivo, um banco de dados com acesso à informações de consumidores que tem um histórico favorável de pagamento, ou seja, com mais facilidade para conseguir o crédito
  • Consegue firmar contratos com prestadores de serviços, que podem checar o histórico de contratante antes de aceitarem trabalhar para essa pessoa.
  • Não corre o risco de ficar desempregado. No ano de 2012 o Tribunal Superior do Trabalho anunciou que um empregador pode definir se contrata ou não um funcionário se o nome dele estiver em algum cadastro de restrição de crédito. O mesmo vale para um concurso público.
  • Pode abrir uma conta corrente ou adquirir um cartão de crédito sem dificuldades, pois o nome sujo elimina todas as possibilidades de ter um cartão de crédito, um financiamento e empréstimo, e também pode perder oportunidades de ter algo ou uma boa promoção imperdível.
  • Taxa de juros menores
  • Facilidade de conseguir visto para entrar em outros países

Como saber como está meu crédito?

Para saber a sua situação diante do mercado é preciso você acessar a internet e realizar uma busca pelo seu nome nos bancos de dados do SPC(Serviço de Proteção ao Crédito) e do Serasa. Essa consulta pela internet é paga. Mas também você tem a opção de comparecer pessoalmente a uma central de atendimento do SPC ou Serasa com seus documentos pessoais como RG e CPF.

Como melhorar meu crédito?


O Score é uma ferramenta que tem o objetivo de auxiliar o processo de tomada de decisão de permissão de crédito e realização de negócios. O Score é baseado nos seus hábitos financeiros. A pessoa que sempre paga suas contas em dia e nunca ficou devendo tem todas as condições de ter uma excelente pontuação. Por isso é essencial que você tenha um planejamento financeiro para garantir o pagamento de todas as suas contas.

Há outras formas para aumentar seu Score:

  • Primeiramente para aumentar seu Score está por trás da pontuação, os clientes com bons históricos de pagamento, contas em dia, nome limpo são favoráveis. Afinal, o principal objetivo do Score Serasa é permitir que as empresas concedam crédito correndo menos riscos.
  • Outra forma boa para aumentar seu Score é realizar seu cadastro positivo que é um sistema que controla o pagamento das suas contas e o seu relacionamento com bancos e empresas. Para fazer o cadastro entre no site da Serasa e faça já o seu cadastro.
    Como conseguir mais crédito?
  • Pagando à vista
    Antes do seu CPF ser incluído na lista de inadimplentes do SPC ou Serasa, você ainda tem o prazo de 1 dias para efetuar o pagamento. Assim o seu nome não poderá ser incluído na lista de negativados, sendo uma boa alternativa para prevenir que seu nome fique sujo.
  • Negociando as parcelas
    Dependendo do valor da dívida, talvez não consiga pagar o valor integral. Nessa situação você pode tentar renegociar a dívida com a empresa, uma oportunidade para limpar seu nome rápido.
    Muitas empresas aceitam a proposta de renegociação, pois também é do interesse delas que você consiga pagar também pagar a dívida. Para isso basta procurar o setor financeiro da empresa e discutir as possibilidades e condições de renegociação da dívida. Fique atento com as taxas de juros incluídas na nova dívida para que não se torne ainda mais endividados.
    Cumpra o combinado quando sua proposta for aceita, faça de tudo para cumprir, mantenha o controle firme das suas despesas mensais e pague as parcelas em dia.
    Após o pagamento da primeira parcela referente ao acordo, o seu nome deverá ser excluído do cadastro de negativados do SPC ou Serasa imediatamente. Mas lembre-se se o consumidor fizer o acordo para pagar a dívida e não cumpri com o acordo seu nome poderá novamente ser cadastrado no SPC/ Serasa pelo período de 5 anos contando a partir da data em que não efetuou o pagamento do acordo.

Ter dívidas não é errado, imprevistos acontecem, mas o importante é resolver afinal o único prejudicado com sua vida financeira é você mesmo. Consulte seu nome, renegocie sua dívida e limpe seu nome.