Entenda Como Usar Uma Planilha Orçamentária

A planilha tem como objetivo nos ajudar no controle dos seus gastos e também é uma ferramenta fundamental para quem deseja economizar.
Então se você estiver precisando ou querendo economizar a melhor opção é adotando a planilha orçamentária.

Mas afinal o que é a planilha orçamentária?

A planilha orçamentária é um instrumento que ajuda na organização do orçamento familiar, facilitando a visualizar os ganhos e os gastos dentro do planejamento mensal. São registrados todas as contas com seu devido valor, respeitando que a família tenha uma noção e uma visão de como o salário está sendo distribuído. Pode ser usado por qualquer pessoa não é necessário ter conhecimentos específicos na área de finanças.
Todos os membros da família devem adotar a planilha orçamentária da melhor forma, aumentando o diminuindo itens conforme a necessidade com o uso correto da planilha. Ficará muito mais fácil gerenciar o orçamento passo a passo e de uma maneira mais eficiente.

Objetivo a longo prazo

Trace e acompanhe os seus objetivos de longo prazo. Caso seja fazer uma viagem, comprar ou trocar de carro, comprar um apartamento ou uma casa, e outros objetivos, essa planilha acabará te ajudando a traçar esses objetivos e entender como você pode realizá-los.

Como deve ser a planilha orçamentária?

A planilha pode ser tanto digital pelas aplicações disponibilizadas na internet ou uma planilha do Excel. Mas se você não tem habilidade com o Excel há outros tipos de planilhas gratuitas para utilizar. É possível controlar suas finanças, economizar e fazer importâncias para possíveis investimentos na planilha Excel.

Como fazer sua própria planilha?

Muitas pessoas escolhem por montar a sua própria planilha orçamentária para adaptar ao seu estilo de vida e seus hábitos de consumo.
Comece listando todos os 12 meses do ano em colunas e separando as áreas de Receitas e Despesas.

Na coluna de Receitas liste todo o dinheiro que entra mensalmente como: salário, aposentadoria, pensão e outros.
Na coluna de Despesas você irá colocar todos os seus gastos que foram realizados naquele mês. Desde a despesas fixas até às variáveis. Após colocar tudo nas duas colunas, crie uma outra coluna com “Dinheiro que restou”, pois o objetivo é sobrar dinheiro e não faltar.

E para que sua vida financeira viva saudável e sem nenhum custo crie uma coluna para “Reserva de emergência”. Assim todo mês você precisa registrar a quantia neste fundo para despesas que foram imprevistas.
O mais importante é criar uma rotina para estar sempre atualizando a sua planilha diariamente ou uma vez na semana.
Uma dica muito importante é reservar tempo para analisar a evolução dos gastos para se for o caso, cortar despesas desnecessárias e verificar as áreas possíveis para economizar.

Em relação aos cortes de gastos desnecessários analise o que pode ser cortado e quais são seus gastos supérfluos. Tudo que você pode deixar de consumir sem prejudicar a sua qualidade de vida.
Você pode fazer um orçamento mensal de gastos, é um processo que ajuda muito em manter o controle e não gastar mais do que é necessário.