Vantagens das Contas Universitárias

Entrar na faculdade é uma etapa muito marcante na vida do jovem. É tempo de ganhar mais independência e também responsabilidade. Por isso alguns passos iniciais são importantes rumo à tão sonhada trajetória profissional. 

E para começar esse processo quem é estudante universitário tem um benefício exclusivo, chamada conta universitária.Ela foi criada pelos bancos com o objetivo de incentivar o uso do produto do banco por estudantes de universidades.

Elas oferecem serviços para esse público com tarifas e custos  menores do que o praticados pela conta corrente normal. 

Como funciona as contas universitárias

Não é atoa que os bancos apostam nos estudantes universitários. O objetivo é de trazer desde cedo com tarifas atraentes para mantê-los clientes da instituição depois que já estiverem formados e com uma carreira profissional em andamento. Os principais bancos brasileiros oferecem contas universitárias com muitas vantagens exclusivas para o jovem que está cursando um ensino superior mesmo que ele não possua renda fixa.

A conta funciona como qualquer outra, o que muda é a condição real do cliente. 

Como abrir uma conta 

Primeiramente você precisa ser um estudante de algum curso de graduação, pós- graduação ou escola militar. Alguns bancos exigem que você deve estar entre uma certa faixa etária para abrir esse tipo de conta corrente, por isso é muito bom você analisar essa questão. Mas, para abrir a conta universitária você precisa iniciar um pré-cadastro pela internet que serve apenas para agilizar o processo.

Para realizar a abertura da conta você deve ir pessoalmente à uma agência escolhida e levar os seguintes documentos:  RG, CPF, comprovante de residência atualizado, comprovante de matrícula e o CNPJ da instituição de ensino, caso seja menor de 18 anos o pai ou o responsável legal deve assinar o contrato de abertura de conta com você, se caso você faça estágio ou trabalha deve apresentar o comprovante de renda. 

Vantagens de abrir uma conta universitária

O diferencial de uma conta universitária são as tarifas. Enquanto o aluno estiver matriculado,ele terá acesso a taxas resumidas e muitos outros serviços gratuitos, lembrando que que alguns bancos podem exigir que o cliente comprove que ainda está estudando. E em muitos casos, os custos menores são mantidos por três anos após a formatura, o que pode ser uma grande vantagem. Como não é preciso comprovar renda para abrir a conta o estudante acaba aproveitando serviços que normalmente não são disponibilizados para clientes sem renda comprovada.

Vamos ver outras vantagens:

  • Vários bancos oferecem limite de crédito no cartão, no cheque especial, empréstimos sem comprovação de renda
  • As principais tarifas, como o custo da cesta de serviços, os juros e anuidades do cartão de crédito são menores nas contas universitárias 
  • Algumas instituições possuem parcerias com cinemas, lojas e vários outros estabelecimentos, oferecendo descontos especiais para os estudantes
  • O cartão de crédito vinculado à conta costuma ser do tipo internacional para que o estudante tenha a oportunidade de usá-lo em viagens internacionais e intercâmbios 
  • Algumas instituições além de todas essas vantagens, também oferecem aplicativos exclusivos aos universitários. 

Vale a pena ter uma conta universitária?

A resposta é sim, abrir uma conta universitária pode ser uma excelente oportunidade para o estudante iniciar sua vida financeira com boas vantagens. Ainda assim, para dar esse passo com segurança é preciso ter muita organização e planejamento. Com crédito facilitado, as chances de o jovem se envolver em uma dívida são maiores. 

Nesse momento da vida, o jovem tem a possibilidade de aprender a cuidar bem das próprias finanças e essa chance deve ser aproveitada da melhor maneira possível.